Exposição de Henrique Montagne destaca Amazônia Queer

Exposição de Henrique Montagne

Henrique Montagne e a Amazônia

Henrique Montagne, um dos destaques da cena artística contemporânea da Amazônia, inaugura sua exposição individual na Elf Galeria, em Belém, no dia 12 de dezembro. A mostra, intitulada “Tybyras, Caminhos de uma Amazônia Queer”, explora a complexidade das identidades queers nos traços negros, indígenas e caboclos da região.

História de Tybyra

A exposição é inspirada no primeiro caso documentado de morte por LGBTfobia no Brasil, que ocorreu em 1614. Tybyra do Maranhão, um indígena tupinambá, foi condenado à morte pela inquisição católica por sodomia. Este fato histórico serve como ponto de partida para Montagne criar uma série de trabalhos poéticos que combinam desenho, texto e fotografia.

Projeto Tybyras

“Tybyras, Caminhos de uma Amazônia Queer” é fruto do projeto “Tybyras”, selecionado pelo Edital de Pesquisa e Experimentação em Artes Visuais da Lei Paulo Gustavo 2024. Henrique Montagne já participou de uma exposição coletiva de arte queer em Portugal e foi indicado, em 2022, ao prêmio PIPA, um dos mais importantes do Brasil.

Exposição e Reflexões

A partir da figura de Tybyra, o artista reflete sobre a identidade e ancestralidade queer na Amazônia. Montagne percorreu diversas regiões amazônicas, como Mairi, Ilha do Marajó, Carajás e Tapajós, onde se conectou com comunidades LGBTQ+ indígenas, mestiças e caboclas, integrando suas histórias e vivências em suas obras.

Provocações Urgentes

As obras de Henrique Montagne abordam questões urgentes, como o apagamento das discussões étnico-raciais da ancestralidade indígena no Brasil e a tentativa colonial de eliminar a diversidade sexual. A exposição convida o público a explorar uma Amazônia diversa e a refletir sobre a relação entre corpo e natureza.

Informações da Exposição

A abertura da exposição “Tybyras, Caminhos de uma Amazônia Queer” acontece no dia 12 de dezembro, às 18h, na Elf Galeria, localizada na Passagem Bolonha, nº 60 – Nazaré. A visitação estará aberta até 15 de fevereiro de 2025, com entrada gratuita.

Vídeos e Notícias

Para mais informações e vídeos sobre as principais notícias do Pará, acesse os canais de notícias locais.

Leave a Comment