Generated News Update

Formação para Indústria Verde no Brasil

Contexto Atual

A formação de profissionais para a chamada “indústria verde” no Brasil ainda enfrenta desafios significativos. Amora Vieira, diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI-RN, destacou em um recente evento em Brasília a necessidade de intensificar parcerias para enfrentar a demanda crescente por esses profissionais. O evento marcou o encerramento da fase 1 e o lançamento da fase 2 do projeto “Profissionais do Futuro”, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em colaboração com a GIZ, agência de cooperação internacional da Alemanha.

Participação Feminina

O primeiro ciclo do projeto focou em aumentar a participação de meninas e mulheres nas formações voltadas para energias renováveis, onde ainda são minoria. O painel “Transição energética e justa: competências em energias renováveis” foi um dos destaques da 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, discutindo resultados e perspectivas futuras.

Colaborações Estratégicas

Além de Amora Vieira, estiveram presentes representantes de outras instituições, como o SENAI São Paulo, SENAI Ceará, ABGD e Institutos Federais de São Paulo, Tocantins e Bahia. A moderação ficou a cargo de Roberta Knopki e Marcelo Ramos, da GIZ. O SENAI-RN apresentou suas estratégias para atrair pessoas vulneráveis para projetos educacionais, como iniciativas voltadas para mulheres e comunidades indígenas.

Educação e Conscientização

O SENAI está desenvolvendo produtos e atividades voltadas para crianças e adolescentes, como a história em quadrinhos “Super Liga contra Nuvens de Gás”, para sensibilizar sobre questões energéticas e abrir portas para visitas a laboratórios e participação em feiras de ciências.

Desafios do Mercado

O evento destacou a escassez de mão de obra qualificada e dificuldades de mobilização. Em algumas áreas, a disponibilidade de pessoal é uma preocupação crescente. Discussões giraram em torno de como instituições podem colaborar para reverter esse cenário e potencializar a formação profissional.

Sobre o Projeto

O “Profissionais do Futuro” é um projeto de cooperação entre o MEC e a GIZ, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha. Entre 2021 e 2024, a iniciativa ampliou a oferta de cursos nos setores da economia verde, focando na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade e mulheres.

Resultados Alcançados

Até agora, foram formadas 18.798 pessoas e capacitados 1.180 professores. Mais de 70 currículos foram elaborados ou atualizados em áreas como energias renováveis, eficiência energética, bioeconomia e economia circular. A segunda fase, de 2025 a 2028, visa ampliar a empregabilidade nos setores verdes, promovendo educação profissional e tecnológica.

Expectativas Futuras

A expectativa é que a segunda fase do projeto continue a promover a inclusão de mulheres em ocupações verdes, com o engajamento de empresas, escolas, associações e organizações da sociedade civil, ampliando ainda mais as oportunidades no mercado de trabalho sustentável.

Leave a Comment