Previsão Climática
Após um final de semana marcado por intensas chuvas, a primeira semana do verão promete continuar com pancadas em Juiz de Fora e região. As condições climáticas, segundo previsões, indicam possibilidade de chuvas a qualquer momento do dia.
Calor no Sudeste
O calor persiste, com temperaturas elevadas previstas para os próximos dias. Os termômetros podem alcançar até 31 °C, especialmente em áreas urbanas. Para quem planeja viajar pelas cidades e praias do Sudeste, é esperada uma alternância entre períodos de chuva e calor até o final do ano.
Dados do Inmet
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Zona da Mata mineira, as temperaturas mínimas devem girar em torno de 17 °C. No Campo das Vertentes, pode-se esperar mínimas de até 15 °C até sexta-feira (27). As máximas na região devem variar entre 27 °C e 31 °C.
O Verão no Brasil
O verão é uma estação caracterizada por temperaturas elevadas em todo o país, resultantes da posição da Terra em relação ao Sol. Essa configuração proporciona dias mais longos e noites mais curtas, com rápidas mudanças nas condições climáticas. Tais circunstâncias favorecem a ocorrência de chuvas intensas, granizo, ventos de intensidade variável e descargas elétricas.
Chuvas no Sudeste
Durante o verão, chuvas frequentes ocorrem em praticamente todo o Brasil, com volumes que podem ultrapassar 400 mm. No Sudeste, os temporais são frequentemente causados pela Zona de Convergência do Atlântico, caracterizada por uma faixa de nuvens e chuvas intensas.
Verão até Março
O verão brasileiro estende-se até o dia 20 de março de 2025, permitindo que essas condições climáticas se mantenham por um período prolongado.
Temperaturas da Semana
As temperaturas mínimas e máximas devem oscilar ao longo da semana, com uma previsão de continuidade do calor em contraste com eventuais pancadas de chuva, proporcionando um cenário típico de verão.
*Texto elaborado por estagiária sob supervisão de Victória Jenz.
📲 Acompanhe as atualizações do g1 Zona da Mata nas redes sociais: Instagram, X e Facebook.
Para mais informações, confira nossos vídeos sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes.