Veterano Gaúcho
O ex-combatente gaúcho Taltíbio de Mello Custódio faleceu aos 104 anos no último sábado (28), na cidade de Júlio de Castilhos, localizada na Região Central do Rio Grande do Sul. Taltíbio era o último militar da região que participou ativamente da Segunda Guerra Mundial. Curiosamente, o dia de sua morte coincidiu com a data de seu aniversário.
Homenagens ao Cabo
Em nota oficial, o Comando da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), conhecida como Divisão Encouraçada, expressou profundo pesar pela perda do “eterno Cabo Custódio”. A nota destaca a importância de Custódio como um verdadeiro herói nacional e um símbolo de bravura e dedicação à pátria.
Trajetória Militar
Nascido em 1920, Taltíbio de Mello Custódio sempre sonhou em servir ao seu país. Aos 18 anos, ingressou no Exército Brasileiro em Santo Ângelo, na Região das Missões. Em 1944, foi convocado para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), partindo para a Europa ao lado de mais de 25 mil compatriotas para combater as forças nazistas e fascistas na Itália.
Memórias da Guerra
Em entrevista à RBS TV em 2023, Taltíbio compartilhou algumas de suas memórias mais marcantes da guerra. Ele relembrou os momentos de improviso que foram cruciais para sua sobrevivência e dos seus colegas durante os combates. “A gente tinha que se abrigar no chão, cavocar, fazer um buraco e botar terra na frente”, contou ele.
Impacto Emocional
O veterano também falou sobre o impacto emocional dos confrontos. “O que mais me marcou foi o primeiro contato com o alemão. Aquilo lá me tremia sem querer”, disse ele, revelando a intensidade dos sentimentos vividos durante a guerra.
Conquistas Históricas
Entre os feitos que presenciou, destacou a tomada de Monte Castelo, uma vitória significativa que colocou o Brasil em evidência no cenário da Segunda Guerra Mundial. “O que nossa pátria fez foi uma coisa fenomenal”, comentou Taltíbio, orgulhoso de sua contribuição.
Vida Pós-Guerra
Após retornar ao Brasil, Taltíbio construiu uma nova vida. Casou-se e teve quatro filhos, mantendo sempre viva a memória da guerra em sua casa, com quadros, homenagens, fotos e até um mapa semelhante ao utilizado pela tropa nos combates.
Saudades do Serviço
O veterano nunca deixou de sentir saudade dos dias em que serviu ao Exército. “Quando vejo as tropas, eu sinto ‘bem que eu podia estar ali'”, lamentou ele.
Últimas Homenagens
A 3ª Divisão de Exército destacou o legado de Taltíbio, o último veterano da Segunda Guerra Mundial na região, que recentemente havia sido agraciado com a Medalha Tributo à FEB, em reconhecimento aos seus serviços prestados. As últimas homenagens serão realizadas por familiares, amigos e pelo Exército Brasileiro.